15 de dezembro de 2009

Lista estranha

Passeando pelo r7.com.br, encontrei essa lista de '10 maiores fracassos de venda de discos'. Como eu adoro listas, fui ler a matéria, mas olha só que lista mais esquisita:

1-Araçá Azul - Caetano Veloso (1972)
Caetano lançou seu disco mais experimental, com músicas difíceis e sonoridade totalmente fora dos padrões. Resultado: o disco foi campeão de devoluções, na época, e um encalhe daqueles. Ficou muitos anos fora de catálogo, e hoje, só faz parte da coleção dos mais fanáticos fãs do artista baiano.
Nota: Se dependesse de mim ele morreria de fome pois todos os discos dele encalhariam e ele teria que ser cantor de axé em trio elétrico.

2-Invincible - Michael Jackson (2001)
Ele até estreou em primeiro lugar na parada americana, mas sumiu rapidamente, e tornou-se o maior fracasso de sua vitoriosa trajetória artística. Merecidamente. O CD é uma pálida lembrança do brilho desse grande criador.
Nota: Começou...o autor da lista saiu de Caetano Veloso da década de 70 pra MJ.

3-RPM ( também conhecido como Quatro Coiotes) - RPM (1988)
Após lançar dois álbuns que, somados, venderam mais de três milhões de cópias em 1986, o grupo resolveu fazer um super terceiro disco. Pena que, mergulhados em drogas, bebidas e estrelismo, os músicos estivessem tão sem inspiração. O disco foi um retumbante fracasso, vendendo menos de um décimo da expectativa da gravadora Sony, e praticamente determinou a separação da formação original do time.
Nota: Já pensou se tivesse vendido muito?

4-She's The Boss - Mick Jagger (1985)
She's The Boss não conseguiu ficar nem entre os dez mais vendidos nos Estados Unidos, e fez o cantor voltar rapidinho aos Stones.
Nota: Olha o autor da lista viajando de novo, saiu de RPM pra Mick Jagger


5-O Filho de José e Maria - Odair José (1977)
Odair resolveu lançar uma ópera-rock inspirada na vida de Jesus Cristo, com sonoridade mais sofisticada e distante do seu estilo normal. Resultado: o disco não vendeu nada, a gravadora entrou em parafuso e nunca mais o cara conseguiu recuperar a enorme popularidade que teve.
Nota: Viagem máxima, até o Odair José entrou nessa!

6-Homo Sapiens - Jorge Ben Jor (1995)
Jorge Ben Jor ficou muitos anos longe das paradas de sucesso, embora fazendo shows para boas plateias. Em 1992, estourou com W/Brasil, e voltou a ser disputado pelas gravadoras. Só que o CD era muito ruim, e a música de trabalho, Gostosa, não empolgou ninguém. Resultado: o disco encalhou que foi uma beleza.
Nota: Ei, Jorge, vai tomar no c...!

7-Tiazinha Faz a Festa - Tiazinha (1999)
A expectativa dos executivos da gravadora era vender um milhão de CDs. Só que a voz da mocinha era absurdamente ruim. O CD não vendeu nada e também foi campeão de devoluções, tanto que hoje é uma raridade que você não encontra em lugar algum. E quem está procurando?
Nota: hahahahahahaha

8-Chinese Democracy - Guns N'Roses (2008)
Axl Rose demorou 14 anos para gravar esse disco. No entanto, sem videoclipes promocionais e sem shows da banda, foi um fiasco. Entrou no terceiro lugar nos Estados Unidos e logo sumiu das paradas, vendendo menos de um décimo do que seus discos anteriores.
Nota: Totalmente previsível, só os tontos da gravadora que acharam que iria vender muito.

9-Glitter-Trilha Sonora Original do Filme - Mariah Carey (2001)
O CD não passou do sétimo lugar na parada americana, e ganhou poeira nas lojas de discos. O fiasco foi tão grande que a Virgin acabou pagando para a cantora ir embora, sem lançar mais nada da moça. Mas ela acabou dando a volta por cima.
Nota: Quem ri por último...

10- O Funk do Tchan - É O Tchan (2001)
Eles lançaram um CD dedicado ao funk carioca, regravando sucessos do gênero e lançando duas músicas novas. Pior: as dançarinas Scheila Carvalho e Sheila Mello e o dançarino Jacaré também resolveram gravar como cantores. O disco vendeu tão pouco e foi tão ignorado pelo público que mergulhou o grupo em uma lenta e triste decadência.
Nota:Triste pra quem, cara pálida?


P.S: Prefiro as listas do lista10

 


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.